Manutenção
Corretiva do Braço Atuador
Como tudo pode ter problemas, aqui estou reportando um problema que
tive em março de 2011 no braço atuador de minha
antena
rastreável.
Este braço estava montado e funcionando desde setembro de
2009,
e foi montado na posição como é pedido
no seu
manual.
Minha antena estava na mesma posição a cerca de 1
mês, sem ser movimentada. Pois estava em um satelite com
canal de meu interesse.
Hoje, quando fui assistir canais de outros satélites, ela
não se mexia.
Subi ao telhado, o motosat dava sinal, e nada dela mexer. Peguei o
multímetro, medi as tensões e estava tudo OK
até nas conexões com o motor.
Ou seja, foi o braço que deu problema.
Tirei o braço fora e levei a minha bancada. Onde
faço minhas invenções meio malucas que
há neste site.
Veja foto do braço na bancada:
Bom, comecei a desmontá-lo, veja como estavam os parafusos:
Aí eu já vi que o problema só podia
ser por causa da água, ainda mais aqui onde moro, que
é região industrial e tudo que ficar fora, fica
com fuligem.
Agora foto do motor desmontado, tinha mais ferrugem do que motor:
Veja a situação do enrolamento, totalmente
oxidado:
Foto das molas que pressionam os carvões (Bastões
de grafite), uma está OK, a outra, toda quebrada, a quebrada
no final, eu sustituí por uma mola de caneta que adaptei:
Foto dos contatos do motor:
Foto da carcaça do motor:
Bom, depois da situação encontrada,
não restou outra opção, a
não ser consertá-lo.
Primeiro limpei o rotor usando uma escova de aço rotativa,
aquelas de furadeira. Tenho um kit com 5 tamanhos e utilizei um tamanho
médio. Fixei no torno de bancada, e fiz a limpesa.
Não ficou 100% limpo, mas já está bem
melhor.
Após a limpesa de todas as peças, passei ar
comprimido para tirar qualquer fagulha que possa ter se fixado no
componente.
Segue foto do enrolamento:
O mesmo eu fiz com a carcaça do motor, tomando o cuidado
para não apertar muito no torno de bancada e correr o risco
de descolar os imãs:
Depois de limpo com a escova, passei uma lixa entre os imãs.
E depois, ar comprimido para tentar soltar o que tinha sido
atraído pelos imãs.
Já que eu estava com ele desmontado na bancada,
não custa desmontar também a caixa de
transmissão para verificar.
Para minha surpresa, estava em uma condição
até que boa, já que as engrenagens são
todas em plástico e os eixos estavam todos bons.
Só achei que poderia ter mais graxa dentro.
A única coisa enferrujada ali era a ponta do eixo do
braço, que parece bem ser uma barra rosqueada com a ponta
chata, essa ponta estava bem enferrujada, mas para dentro estava tudo
OK onde dava para enxergar, apenas lixei a ponta para tirar a ferrugem
conforme possível.
Aproveitei e enchi de graxa branca ali na caixa de
transmissão.
Na foto, as engrenagens de baixo, e mais robustas, são as de
transmissão para o eixo rosqueado.
As engrenagens de cima, são as que movimentam os sensores.
É tudo muito fácil de montar e desmontar. elas
saem todas bem fácil, só precisa ter o cuidado de
montar nas posições corretas, mas não
achei nem um pouco difícil.
Não cheguei a desmontar a parte do eixo principal,
já que estava visivelmente sem problemas. Apenas adicionei
graxa branca onde dava para ver.
Veja foto da caixa de transmissão:
Como aqueles reparos que protegem contra água e sujeira
estavam apodrecidos e se desmancharam quando desmontei, fiz a
vedação com silicone comum mesmo.
A mola que estava ruím, substitui por uma mola de caneta,
cortei para dar o tamanho certo e coloquei lá, e a que
estava boa, recoloquei novamente.
Aí está a foto do motor depois dos devidos
reparos:
Depois, ligado na fonte de minha bancada, em 14V, ele girava
vagarosamente. O que mostra que está em funcionamento.
Levei cerca de 2 horas para fazer todo este trabalho, limpei tudo,
lixei, lubrifiquei e re-montei, só não voltou
para antena no mesmo dia porque começou a anoitecer.
Fim do ano, se não houver nenhum problema, vou
desmontá-lo novamente para ver a
situação.
O único incoveniente, é que depois de colocado
novamente
na antena, os sensores de fim de curso tiveram que ser reajustados,
porque ao desmontar as engrenagens e remontá-las, ficaram
fora de
posição. Mas foi rápido para reajustar
também!
Espero que seja de utilidade para quem venha a ter este problema, ou
para quem queira fazer uma manutenção preventiva
em seu braço atuador.
Página Inicial