Manutenção Corretiva do Braço Atuador


Como tudo pode ter problemas, aqui estou reportando um problema que tive em março de 2011 no braço atuador de minha antena rastreável.
Este braço estava montado e funcionando desde setembro de 2009, e foi montado na posição como é pedido no seu manual.

Minha antena estava na mesma posição a cerca de 1 mês, sem ser movimentada. Pois estava em um satelite com canal de meu interesse.
Hoje, quando fui assistir canais de outros satélites, ela não se mexia.

Subi ao telhado, o motosat dava sinal, e nada dela mexer. Peguei o multímetro, medi as tensões e estava tudo OK até nas conexões com o motor.

Ou seja, foi o braço que deu problema.
Tirei o braço fora e levei a minha bancada. Onde faço minhas invenções meio malucas que há neste site.

Veja foto do braço na bancada:
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Bom, comecei a desmontá-lo, veja como estavam os parafusos:
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Aí eu já vi que o problema só podia ser por causa da água, ainda mais aqui onde moro, que é região industrial e tudo que ficar fora, fica com fuligem.

Agora foto do motor desmontado, tinha mais ferrugem do que motor:
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Veja a situação do enrolamento, totalmente oxidado:
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Foto das molas que pressionam os carvões (Bastões de grafite), uma está OK, a outra, toda quebrada, a quebrada no final, eu sustituí por uma mola de caneta que adaptei:
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Foto dos contatos do motor:
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Foto da carcaça do motor:
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Bom, depois da situação encontrada, não restou outra opção, a não ser consertá-lo.
Primeiro limpei o rotor usando uma escova de aço rotativa, aquelas de furadeira. Tenho um kit com 5 tamanhos e utilizei um tamanho médio. Fixei no torno de bancada, e fiz a limpesa.
Não ficou 100% limpo, mas já está bem melhor.
Após a limpesa de todas as peças, passei ar comprimido para tirar qualquer fagulha que possa ter se fixado no componente.
Segue foto do enrolamento:
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O mesmo eu fiz com a carcaça do motor, tomando o cuidado para não apertar muito no torno de bancada e correr o risco de descolar os imãs:
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Depois de limpo com a escova, passei uma lixa entre os imãs.
E depois, ar comprimido para tentar soltar o que tinha sido atraído pelos imãs.

Já que eu estava com ele desmontado na bancada, não custa desmontar também a caixa de transmissão para verificar.
Para minha surpresa, estava em uma condição até que boa, já que as engrenagens são todas em plástico e os eixos estavam todos bons. Só achei que poderia ter mais graxa dentro.
A única coisa enferrujada ali era a ponta do eixo do braço, que parece bem ser uma barra rosqueada com a ponta chata, essa ponta estava bem enferrujada, mas para dentro estava tudo OK onde dava para enxergar, apenas lixei a ponta para tirar a ferrugem conforme possível.
Aproveitei e enchi de graxa branca ali na caixa de transmissão.
Na foto, as engrenagens de baixo, e mais robustas, são as de transmissão para o eixo rosqueado.
As engrenagens de cima, são as que movimentam os sensores.
É tudo muito fácil de montar e desmontar. elas saem todas bem fácil, só precisa ter o cuidado de montar nas posições corretas, mas não achei nem um pouco difícil.
Não cheguei a desmontar a parte do eixo principal, já que estava visivelmente sem problemas. Apenas adicionei graxa branca onde dava para ver.
Veja foto da caixa de transmissão:
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Como aqueles reparos que protegem contra água e sujeira estavam apodrecidos e se desmancharam quando desmontei, fiz a vedação com silicone comum mesmo.
A mola que estava ruím, substitui por uma mola de caneta, cortei para dar o tamanho certo e coloquei lá, e a que estava boa, recoloquei novamente.
Aí está a foto do motor depois dos devidos reparos:
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Depois, ligado na fonte de minha bancada, em 14V, ele girava vagarosamente. O que mostra que está em funcionamento.

Levei cerca de 2 horas para fazer todo este trabalho, limpei tudo, lixei, lubrifiquei e re-montei, só não voltou para antena no mesmo dia porque começou a anoitecer.
Fim do ano, se não houver nenhum problema, vou desmontá-lo novamente para ver a situação.

O único incoveniente, é que depois de colocado novamente na antena, os sensores de fim de curso tiveram que ser reajustados, porque ao desmontar as engrenagens e remontá-las, ficaram fora de posição. Mas foi rápido para reajustar também!

Espero que seja de utilidade para quem venha a ter este problema, ou para quem queira fazer uma manutenção preventiva em seu braço atuador.









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