Gaiola
Em 2005 meu pai e eu resolvemos fazer um veículo para andar
no mato,
encontramos umas fotos de uma gaiola feita com chassis de Brasilia e
resolvemos fazer algo parecido.
Não tinhamos medidas, nem detalhes, apenas fotos que foram
tiradas durante a montagem.
Depois de alguma pesquisa, meu pai comprou uma Variant I em um ferro
velho,
levamos para casa, e desmontamos ela inteira, deixando apenas o chassis.
Encurtamos o chassis em 40cm, para evitar que fique presa em topos de
morros e barrancos, e assim também diminuindo o
diâmetro
de giro, também limitamos ela a 2 passageiros já
que o
espaço é pouco.
Levamos cerca de 1 ano para dizer que "está pronta"
trabalhando apenas em alguns fins de semana.
Na verdade, pronta ela não fica nunca, pois sempre estamos
melhorando ela.
A seguir, as fotos da montagem através do tempo.
Aqui está o chassis da variant I, depois de toda carroceria
desmontada em 15/11/2005.
Levamos 2 dias para desmontar e deixar assim.
![.](1-Foto_15_11_2005.jpg)
A soldagem, eu pedi para um funcionário da empresa em que eu
trabalho me ensinar, passei um dia soldando chapinhas, para depois
soldar a gaiola.
Aqui a soldagem do fundo dela. Fizemos com chapa de aço de
2mm. A soldagem foi toda feita por mim.
Os cortes, moldes, pintura, etc; foi feito mais pelo meu pai.
![.](2-Foto_21_05_2006.jpg)
Aqui ela está de pé, todos os tubos estruturais
são de 2".
![.](3-Foto_22_05_2006.jpg)
Aqui ela já com banco, motor e tanque de
combustível, já anda!
Na verdade, ela já andava um pouco antes, mas o tanque de
combustível era uma garrafa de refrigerante!!
Está
pintada com fundo preto.
![.](4-Foto_13_09_2006.jpg)
Aqui ela está em outro ângulo, e já com
a tela no que deveria ser um tipo de "porta-malas".
![.](5-Foto_27_10_2006.jpg)
Aqui com a montagem da tampa frontal. A que aparece atrás,
não é minha é de um conhecido.
![.](6-Foto_28_10_2006.jpg)
Agora de frente:
![.](7-Foto_01_11_2006.jpg)
O primeiro teste de campo. Hoje, ao subir este barranco, ela chega a
ficar com as 2 rodas dianteiras no ar!!!
![.](8-Foto_02_11_2006.jpg)
No final ela ficou assim em 17/12/2006. Já com os pneus
corretos na traseira.
![.](9-Foto_17_12_2006.jpg)
Agora está cheia de lama, com pneus novos na frente, e o
tanque
de combustível agora é menor, de
plástico e fica
na traseira.
Como é pouco usada, a gasolina suja muito neste tanque
metálico que já comprei velho em um ferro-velho.
Todo motor foi recondicionado é um motor refrigerado a Ar,
1600cc com carburação simples.
No motor, foi trocado o sistema de escapamento, que estava muito podre,
e trocado o antigo filtro de ar a óleo, por um filtro de ar
esportivo.
No sistema de direção, substituí a
caixa de
direção por uma recondicionada, sem folga nenhuma.
Na suspensão, todos os amortecedores são novos.
O sistema de freio foi substituido por um mais "moderno" do que tinha
originalmente na variant I e é todo novo.
Em cima dela, hoje há mais 4 faróis,
além dos 2
que estão sobre as torres de amortecedores dianteiras o que
deixa ela ótima para andar a noite.
Exceto o recondicionamento do motor, tudo foi feito e montado "em casa".
É uma coisa que nunca termina, pois estou sempre melhorando
e adicionado novas coisas a ela.
--> 19/05/2013
Como eu disse anteriormente, é algo que nunca termina,
então, estou postando as fotos de como ela está
atualmente:
Abaixo, estão as molas que agora tenho na
suspenção traseira, elas deixam a traseira mais firme e a
estabilidade melhorou bastante.
![Foto 10](10-Foto_04_05_2013.jpg)
Aqui, estou mostrando que refiz o sistema de freio traseira, troquei as
lonas e as panelas de freio, como estava com tudo desmontado,
aproveitei para trocar o cilindro de freio e os cubos de roda, já que um deles estava com uma das roscas espanadas.
Pode ser visto também que agora tenho um alargador de roda, que deixa cada roda mais 120mm mais longe do centro, ou seja,
a traseira ficou 240mm mais larga, também ajudou muito na estabilidade.
![](11-Foto_04_05_2013.jpg)
Para ajudar nos atolamentos, agora possui também um freio de mão triplo,
posso frear as duas rodas traseiras, como um freio de mão
normal, somente a traseira direita, ou somente a traseira esquerda.
Quando atolada, posso travar a roda que girar livre e transferir a
potencia somente para a roda que está presa ao chão.
![](13-Foto_04-05-2013.jpg)
Atras dos bancos traseiros, coloquei uma manta de lã de rocha,
para evitar o barulho vindo do motor que incomoda na
comunicação com
o passageiro.
![](14-Foto_04_05_2013.jpg)
Aqui ela inteira, podemos ver que a traseira está agora reta, e
não com as rodas inclinadas, isso foi feito com o ajuste do
facão,
(Para ajustar o facão, tive que mudar uma parte da lateral que impedia o acesso aos parafusos),
- Foi colocado um guincho na frente
- Foi colocado mais 4 farois em cima, que melhoram o uso do veiculo a noite
- Não dá para ver, mas no bico dela há 50Kg de
lastro para que a frente fique mais pesada, e mais firme, pois antes
em lama/ grama molhada, ela escorregava muito a dianteira em curvas.
![](15-Foto_04_05_2013.jpg)
![](16-Foto_04_05_2013.jpg)
Aqui a gaiola, junto os nossos quadriciclos.
![](17-Foto_04_05_2013.jpg)
Ficou um ótimo veículo!
mas ainda não terminou, devagar vou aperfeiçoando, cada
quebra, atoleiro ou problema que acontece ela fica melhor.
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