Fonte Variável do Laboratório


Bom, toda bancada precisa de uma boa fonte variável.
O projeto original desta fonte, achei na na internet e foi projetada originalmente por Kleber L. da Silva, como achei o projeto interessante, resolvi fazer para mim.

Eu fiz algumas modificações no projeto original e ele ficou assim:
A Imagem não pôde ser mostrada

Esta é só a parte da fonte que cuida da tensão de saída variável.
Todos os capacitores devem respeitar as tensões de trabalho máxima, em meu caso, são todos de 50V ou mais. Os componentes admitem equivalentes desde que respeitados os limites do circuito. Tanto que em meu caso, utilizei vários componentes provenientes de sucata eletrônica.
O LED verde indica que está ligada, o LED vermelho, indica curto-circuito, o push button é para o reset em caso de curto circuito.




Adicionalmente, em minha fonte incluí uma outra fonte de 12V fixa, e mais uma fonte de 5V fixa. Ambas para correntes de 1A.
Fiz isso para poder ligar um Cooler para refrigeração da fonte (de 12V) e para facilitar quando houver projetos de tensões fixas de 12 ou 5V.
A Imagem não pôde ser mostrada

Para mostrar a tensão da fonte, comprei um multímetro digital destes bem baratos que tem para vender em qualquer loja ou camelô. Desmontei e fiz uma abertura na fonte para mostrar o resultado na saída variável. Acho que é mais fácil e barato do que montar um voltímetro.
Seria interessante adicionar ao projeto uma proteção contra temperatura elevada nos semicondutores de potência, e talvez um fuzível de proteção na entrada do transformador.


Claro, que eu tenho um multímetro da minipa para o uso normal, que é muito mais confiável.


A seguir, foto da fonte por dentro:
A Imagem não pôde ser mostrada



Foto de frente da fonte em funcionamento:
A Imagem não pôde ser mostrada


Página Inicial